segunda-feira, 28 de abril de 2014

O isolamento crônico tem cura?

Andei as últimas semanas envolvido em muitas atividades e mal tive tempo pra respirar e colocar as ideias no lugar. Mas, já há algum tempo, venho pensando nas relações interpessoais e chego a uma triste conclusão: as pessoas não estão se percebendo mais.

E pior que tenho constatado isso em diversos contextos: nas ruas, nos transportes públicos, as pessoas andam como se estivessem sozinhas, isoladas em seus mundos particulares e, por isso, há quase todo momento se esbarram umas nas outras, não percebem quando são olhadas, não têm a menor pré-disposição de iniciar um diálogo, por mais breve que seja.

Pra não citar lugares públicos como cinema, teatro, museu, feira etc, onde as pessoas falam em seus celulares como se estivessem sozinhas em seus quartos, batem papo sem o menor interesse sobre o evento que poderiam estar prestigiando, degustando. Não cuidam do que pertence a todos e sujam sem o menor pudor, quebram, tomam pra si, ao invés de pensar que preservando, eles podem aproveitar muitas vezes daquele patrimônio social.

E os que adoram odiar o que os outros fazem direito e com dedicação? Pois é, meus caros, tenho visto muito isso acontecer. Você trabalha pra coisa acontecer da melhor forma, você dá o melhor de si e sempre tem os detratores pra avacalharem com tudo, sendo maldosos e impiedosos, simplesmente porque não querem ver gente bem-sucedida, afinal eles não querem fazer nada por ser cômodo e, assim, esperam que todos ajam da mesma maneira. Lamentável é o mínimo que posso escrever.

Hoje, tive uma experiência incrível dentro de um ônibus voltando pra casa: uma menina de dois anos - DOIS ANOS - estava se divertindo sozinha, interpretando personagens que se relacionavam entre si e fazendo vozes e tudo mais. Porém, o que mais me encantou foi quando ela olhou pra trás, onde estavam sentados uma mulher e eu e começou a contar um episódio do Chaves pra gente! Que coisa mais linda! Ela sabia os nomes de todos os personagens, contava a estória atuando mesmo e me levou pra um estado muito lúdico, o qual, eu como ator, sempre busco e não chego a ele tão facilmente. Mas é isso mesmo, o ator é um adulto que brinca e consegue levar os outros praquele mundo imaginário, um mundo onde as pessoas precisam estar ligadas umas as outras pro 'jogo' acontecer.

Acho engraçado que tem momentos que eu quase perco a fé na humanidade e outros me fazem crer que o Amor sempre vencerá! Nunca podemos nos abater pelos elementos ruins, pois as frutas podres não servirão de alimento pra maioria. Quando as pessoas experimentam as frutas saborosas e nutritivas, elas dificilmente vão ingerir de novo aquelas que só nos causa indigestão!

Nem estou muito na pegada de me estender muito, mas queria deixar registrado e compartilhar com quem quer que venha a encontrar essa página, pois andava chateado com a falta de percepção das pessoas em tantos lugares, mas hoje com a menina e ontem com muitas pessoas no meu trabalho, senti que estou no caminho certo e vamô que vamô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário