sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Patriotismo equivocado.

Além de música, cinema e teatro, uma de minhas grandes paixões é o futebol.
Desde meus sete, oito anos eu acompanho esse esporte e acho o maior barato esse envolvimento que os torcedores têm com seus respectivos times, suas rivalidades, fatos históricos e tudo mais.

Nada mais conveniente do que abordar esse tema em plena época de Copa do Mundo. Ainda mais ocorrendo no Brasil. Mas, nesse momento, nem queria falar especificamente de futebol e, sim, de uma questão que surge por conta do torneio: o famigerado patriotismo.


Por mais que em uma discussão racional, com argumentos razoáveis, ninguém vai aceitar isso numa boa, porém deixo a pergunta: por que diabos uma pessoa deve torcer para a seleção de seu país simplesmente por ela ser composta por jogadores de sua nacionalidade?


Veja, cada um com suas vontades, livre arbítrio, certo? O problema é que muita gente acha um absurdo, outros chegam a ficar indignados, se você diz 'pô, curto futebol, mas eu torço por outra seleção'. Isso soa como se eu fosse menos brasileiro. O que tem a ver uma coisa com a outra, meu Deus?


Pelo que entendo dessa palavra 'patriotismo', é um sentimento que você exerce diariamente nas atitudes que se tem perante a vida. Se preocupar com a sociedade em que está, fazendo ações que ajudem aos outros. Praticar o bem na vida pessoal, no trabalho, no transporte público. Buscar informações sobre política, economia, direito... se manifestar por um sistema de saúde decente, uma estrutura de ensino que seja capaz de abrir a mente dos alunos e fazê-los crescer como seres humanos. Enfim, coisas que realmente possam mudar sua nação.


Mas, não tem jeito, de quatro em quatro anos, as pessoas resolvem assumir seu lado "brasileiro" e é hora de usar roupas verdes e amarelas, pintar as ruas, comprar fogos de artifício, levantar suas bandeiras e praticar tudo que se "espera" de um "verdadeiro" brasileiro - tô abusando das aspas hoje.


Trata-se apenas de um esporte, certo? É apenas um entretenimento, certo? Não vai mudar a vida de ninguém efetivamente, certo? Então, por que as pessoas têm esse "compromisso" de torcer pela seleção canarinho? Não tem lógica!


Claro, tem o lado contrário, das pessoas que torcem contra a seleção por acharem que não tem identificação com os jogadores, ou porque estão revoltadas com o governo do Brasil. Bom, isso é outra palhaçada, porque a seleção ganhando ou perdendo, não vai afetar em NADA a situação deplorável que o país se encontra.


Contudo, quero fechar dizendo que cada um precisa cuidar mais da sua vida e dos seus verdadeiros compromissos - agora sem aspas - e deixar cada um torcer por quem quiser, ou simplesmente não torcer pra ninguém, pois isso só é da conta de cada indivíduo. Morô?


Fiquem aí com um som futeboleiro de uma banda com três integrantes são-paulinos (é Tricolor! ô ô ô!). Sim, eu sou são-paulino desde pequeno e isso vai permanecer até o dia que for dessa pra uma melhor. Valeu, macacada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário