domingo, 20 de janeiro de 2013

Grata surpresa.

Aproveitando o ensejo da volta de David Bowie a mídia com o lançamento de um novo single e logo mais um novo disco, vou falar um pouco desse artista com tantas canções que fizeram e fazem parte da trilha sonora de minha vida.

Há muitos artistas e bandas que me surpreenderam positivamente quando ia conhecendo melhor seus trabalhos e me deparava com 'aquela' música que eu já gostava há tempos, mas não ligava o nome a obra. Pois o camaleão do rock já passou por tantos estilos musicais (e visuais) que minhas surpresas em relação a ele foram várias. Entre elas: Starman, Heroes, Ziggy Stardust, The Man Who Sold The World e, principalmente, This Is Not America.

Faixa clássica na programação de rádios como Alpha FM e Antena 1, sempre amei o jeito que esse 'tal cantor' a interpretava, aqueles backing vocals conversando com a melodia principal e seu ritmo de fim de noite.

Engraçado que eu demorei pra aceitar que ela pertencia ao David Bowie, pois eu imaginava um cantor totalmente 'convencional' (não é bem isso, mas não encontrei outra palavra pro contexto) que era difícil aceitar a imagem dele - pensem nele no clipe de Ashes To Ashes, por exemplo - com essa 'música de consultório', ou easy listening, se preferir.

Uma peculiaridade dele que me atrai bastante é o fato de, apesar de nunca ter criado um gênero musical, ou algo inovador propriamente, ele consegue captar muito bem as tendências do momento e fazê-las a maneira dele. Seja fazendo rock´n´roll, soul, r&b, blues, jazz, funk etc, ele faz do ponto-de-vista dele, o que é algo genuinamente admirável.

Sem mais delongas, fiquem com a trilha sonora do filme 'A Traição do Falcão' (The Falcon and the Snowman) de 1985, uma parceria com a banda de jazz Pat Metheny Group:

Nenhum comentário:

Postar um comentário