sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Por que chorar?

Nada como tomar um sol tímido depois de uma noite fria e de um sono pesado, porém revitalizador.
Ficamos mais leves, respiramos mais conscientes e temos os sentidos mais aguçados. E por que, sentindo tantas coisas boas, ainda temos vontade de chorar?

Nós nascemos em um mundo que nos proíbe chorar. Que diz ser feio chorar, que é sinal de fraqueza, que borra a maquiagem... blá blá blá! Se a primeira coisa que uma criança sadia faz quando tem o primeiro contato com nossa atmosfera é chorar, não faz o menor sentido o choro ser visto como algo ruim conforme o passar dos anos.

Eu choro porque me emociono com as pessoas e seus gestos únicos, com os animais que transmitem bons sentimentos, com paisagens que me tranquilizam, com barulhos da natureza que me guiam, com músicas que me tocam lá no fundo, com pinturas que me levam pra outro universo, com filmes que me fazem refletir sobre o que já vivi e que poderei viver, com cores, com formas, com cheiros, com sabores... eu choro porque estou vivo!

E posso dizer por experiência própria que chorar é algo a ser exercitado. No começo, é difícil produzir as lágrimas e deixá-las escorrer sem sentir vergonha, botar aquela emoção pra fora sem medo do julgamento, mas depois das três primeiras vezes fica algo tão natural que passa a ser gostoso, as vezes necessário. Chorar é terapêutico, te coloca no eixo, te traz um alívio que nenhum outro verbo, nenhuma ação te proporciona. Chorar te torna mais humano em um mundo cada vez mais tecnológico, individualista e que banaliza tudo. Será que um dia o choro se tornará algo banal? Ah que o Universo não permita isso. Não mesmo.

Já que música é meu vício, deixo pra vocês uma canção que sempre me tira lágrimas dos olhos e que me leva a um estado cujo qual me dá doses de vibrações que só acordes, melodias e palavras de verdadeiros humanos podem me conduzir pra caminhar no rumo certo, com simplicidade e equilíbrio.


Um comentário:

  1. Também acho que chorar, assim como lavar louça, é muito terapêutico mesmo. Exercita a humildade como ninguém! Hahaha
    Mari

    ResponderExcluir